Engana-me que eu gosto

01/09/2013 11:55

Não seria exagero afirmar que um país perfeito pra um escritor seria assim: 100% da população são pessoas que afirmam gostar de livro e que lê em torno de dois livros ou mais por mês. Sabemos que as coisas não são bem assim, apenas 10% da população brasileira afirma gostar de ler.

Esta é uma triste situação, totalmente real embora eu não acredite ser verdadeira, não importa o quanto às pesquisas afirmem e aponte para esse fator, eu simplesmente não acredito. Segundo a minha maneira de ver o problema, toda pessoa gosta de ler apenas ainda não descobriu.

Se você é uma dessas pessoas que afirma e até jura de pé junto que não gosta de ler, por favor, não leve a mau o que vou dizer agora. Você gosta de ler e se você não tem habito da leitura você está em incluída em um desses grupos que vou citar:

1-    Têm problemas de visão, pessoas que tem problemas para enxergar costumam afirmar que não gosta de ler, mas o que realmente acontece e que uma deficiência física torna este ato prazeroso desagradável.

2-    Têm problemas de preguiça, pessoas que tem problemas com esse bichinho tão pegajoso quanto à preguiça costuma dar como desculpa não gostar de ler, mas o que acontece é falta coragem de pegar um livro e ler até o final. Estão nesse grupo as pessoas que afirmam não ter paciência, que não tem tempo.

Algumas pessoas até dizem que gosta de ler, mas não tem paciência de ler até o final, lê as primeiras paginas e corre para o final, para essas pessoas deveria ter um livro de leitura controlada, minha idéia seria a seguinte: Todas as paginas trancadas por um sistema ”não me pergunte qual, nem eu sei.” Sendo liberada para a leitura uma pagina de cada vez, e somente depois de respondida corretamente a pergunta de interpretação no final da pagina, outra pagina seria liberada, assim não teria como trapacear.

Brincadeiras a parte, eu realmente acredito que a maioria das pessoas gosta de ler, falta apenas se dar uma chance para apreciar ainda mais este prazer que é tão natural e inofensivo, pense comigo; todos os dias você tem que ler muitas coisas, basicamente quase tudo que se vai fazer precisa de leitura, seja uma receita de bolo, um contrato, um produto de limpeza, uma bula. Está entendendo? ninguém consegue fazer tantas vezes por dia uma coisa que não gosta de fazer. Então não adianta me falar “Eu não gosto de ler.” Não acredito e ponto final. Pense nisso, passe essa idéia para frente, incentive a leitura.